10 pontos destacados da exortação “Laudate Deum” do Papa Francisco

  1. A crise climática coloca em risco a vida de muitas pessoas, especialmente as mais pobres e vulneráveis. Os efeitos das mudanças climáticas prejudicarão a saúde, o emprego e o acesso a recursos de muitos. É uma questão de justiça social.
  2. O paradigma tecnocrático, ou seja, a confiança ilimitada no progresso tecnológico, está destruindo o equilíbrio natural do planeta. Devemos repensar nosso uso do poder e da tecnologia para não destruir a criação.
  3. A política internacional tem se mostrado fraca e ineficaz ao lidar com o desafio climático. São necessárias novas formas de multilateralismo e cooperação, não os interesses nacionais.
  4. As conferências internacionais sobre o clima têm produzido poucos resultados concretos, e as emissões continuam a aumentar. Compromissos vinculativos e eficazes por parte dos Estados estão em falta.
  5. A COP28 em Dubai é uma oportunidade que não pode ser desperdiçada para uma virada decisiva em direção a energias limpas. Os líderes mundiais devem ousar fazer escolhas corajosas e eficazes.
  6. As motivações espirituais das religiões podem inspirar uma mudança cultural e de estilo de vida para cuidar da casa comum. A fé nos instiga ao respeito sagrado pela criação.
  7. Devemos caminhar em comunhão com todas as criaturas, reconciliando-nos com o ambiente que nos acolhe em uma família universal.
  8. Os pequenos gestos de cada um, escolhas de vida mais sóbrias e ecossustentáveis, são importantes para mudar mentalidades e cultura.
  9. Devemos abandonar o desperdício, o consumo excessivo e irresponsável e o estilo de vida ligado ao modelo ocidental que está destruindo o planeta.
  10. É hora de os líderes mundiais tomarem decisões corajosas e radicais para iniciar a transição energética. O futuro da humanidade está em jogo.
Categories :