VOCAÇÃO

Pelo batismo somos chamadas a participar da missão da Igreja, concretizando a vocação na resposta ao chamado de Cristo a sermos Missionárias. Etapas do processo de formação das Irmãs Missionárias Combonianas:

ETAPAS DO PROCESSO DE FORMAÇÃO

Orientamento Vocacional

Postulado

Noviciado

Orientación Vocacional

A formação inicia com o acompanhamento da candidata por uma Irmã Missionária Comboniana no discernimento vocacional permanecendo no seu ambiente familiar. Esta etapa tem uma duração de aproximadamente dois anos. Durante este período, a jovem se compromete a viver um processo de crescimento humano, cristão, missionário, através da participação de encontros, entrevistas, experiências missionárias, retiros. Qual seu Projeto de Vida? Quais os sonhos que deseja realizar?

Postulado

Postulado Interprovincial (MCRG-EPC) e Postulado Brasil

O postulado é a segunda etapa da formação inicial que normalmente dura dois anos. As Irmãs Missionárias Combonianas (na América) têm dois postulados, um no México e outro no Brasil.

No Brasil, a casa de formação está localizada em uma periferia de Belo Horizonte (MG). É importante que desde o princípio a jovem sinta um forte desejo de deixar tudo para servir os mais pobres e abandonados particularmente aqueles que ainda não receberam a Boa Nova do Evangelho de Jesus Cristo. Durante este período, a formação foca na fé cristã e espiritualidade, no estudo da vida e carisma do fundador Daniel Comboni e das Primeiras Irmãs; e o aprofundamento da formação humana.

Responsável do postulado no Brasil: Ir. Elisabetta Pompei

Ao concluir a etapa do postulado, a jovem que opta por continuar seu processo formativo e de discernimento missionário, inicia o noviciado, que é um período de formação de aproximadamente dois anos. A casa do noviciado está localizada em Quito – Equador. As jovens provêm de diferentes países da Europa e das Américas. As noviças iniciam uma rica experiência de vivência multicultural, um aspecto presente no nosso carisma.

SE DESEJAS ENTRAR EM CONTATO CONOSCO, EIS NOSSOS ENDEREÇOS:


Ir. Dina Ramos de Siqueira
+(55) 11.99511-2707
Envie um e-mail aqui


Ir. Elisabetta Pompei
+(55) 31.9935-56334

Envie um e-mail aqui

Ir.Loreta Dalla Stella
(+55) 27.99644-1955

Envie um e-mail aqui

Noviciado

Noviciado Interprovincial

Entre as várias atividades realizadas pelas noviças, destaca-se, as atividades ministeriais como empoderamento da mulher, especialmente em áreas de risco, a Animação Missionária em comunidades paroquiais e organização de oficinas sobre as crianças em áreas de risco. Por meio destas atividades, as formandas integram a vida comunitária com os ministérios pastorais em preparação à vida missionária ad gentes. Vindas de diferentes países e culturas, as noviças gradativamente, entram em contato com outras culturas e desenvolvem a capacidade de viverem juntas na diversidade.

No momento há noviças da Polônia, Portugal, Itália, Espanha e Costa Rica no noviciado.